Cartas da Corte I

Como descrito em postagem anterior, o tarô que existe mais antigo que temos conhecimento é datado da metade do Séc. XV. As cartas que o compõe, representavam em suas imagens figuras comuns aquela época e que embora nos atrai quando as olhamos no baralho, algumas podem nos trazer uma sensação de estranheza… pois não temos essas figuras em nosso cotidiano na atualidade.

Hoje irei abordar a carta do Pajem.

Em primeiro lugar o que era um pajem?

Na sociedade medieval, os nobres eram a classe dominante, e quem não pertencia a ela tinha uma vida muito difícil…Para ser um nobre você deveria nascer assim. Um modo encontrado de se aproximar de tal nível social era tornar-se um cavaleiro. Portanto, o filho de um vassalo ou servo, que tivesse conquistado o bem-querer de seu Senhor, poderia solicitar que seu filho tivesse o privilégio de aprender a ser um cavaleiro e isso se dava com essa criança no início sendo um pajem.

Um cavaleiro começava seu treinamento por volta dos 7 anos de idade. Ele era enviado para viver na casa de um senhor de terras. Os pajens faziam pequenos trabalhos e aprendiam habilidades como ler, escrever e caçar. Com cerca de 12 anos, o jovem se tornava escudeiro e passava a servir a um cavaleiro, aprendendo a usar espadas e lanças, bem como a se movimentar vestindo uma armadura (um ótimo filme para entender bem esse exemplo é O Feitiço de Áquila). Por volta dos 21 anos, o escudeiro fazia seus votos, prometendo servir a um senhor, e se tornava cavaleiro.

Existe também uma outra opção para ser um pajem, poderia ser um menino de nascimento nobre que era aprendiz de um cavaleiro e sua dama. De modo geral, ele serviria a dama até ter idade suficiente para que o cavaleiro lhe ensinasse o uso das armas e assim ele se tornava um escudeiro.

Nos tempos atuais podemos comparar o pajem ao mensageiro de uma empresa, ao office boy da firma, ao estagiário que está com você aprendendo em seu setor.

E nas lâminas do tarô? A maior dúvida quando sai uma dessas cartas e se representa uma pessoa. E a resposta é… depende (rsrsrs), tudo em uma jogada de tarô depende da pergunta e das cartas ao redor na tiragem.

Gilded Tarot Royale Ciro Marchetti

Se a carta corresponder a uma pessoa, representará uma pessoa jovem, ou alguém que se porta com as características de um jovem, uma pessoa imatura, irreverente, ainda sem grande sabedoria, com sede de aprendizado. Agora se na tiragem for uma situação, geralmente é sobre uma notícia, um anúncio, que está chegando e analisando o naipe da carta saberemos se é a nível material, emocional etc. Representa situações de iniciativa, investimento e possibilidades, podendo ser favoráveis ou não.

No próximo post abordaremos a carta do Cavaleiro. Até a próxima.

Deixe um comentário

CURRÍCULO:

CERTIFICADA COMO CATR PELO THE TAROT CERTIFICATION BOARD OF AMERICA.
CERTIFICADA EM TELEPSIQUISMO, DEFESA PSÍQUICA, CHAKRAS, TÉCNICAS DE REPROGRAMAÇÃO MENTAL PELA UNIDARMA.
MESTRA EM REIKI, SISTEMA USUI E THE WAY OF THE HEART.
FORMADA EM MAGIA, AROMATERAPIA, TERAPIA DOS FLORAIS E ORÁCULO DAS VELAS PELO BUZZERO.
INICIADA NO SAGRADO FEMININO PELA TERAPEUTA LUCI PORCINO.
SACERDOTISA DA ORDEM DE MELQUIZEDEK.


Mestre Interior

Todos tem em si, tudo de que precisam!

marciadeluca

Filosofia de Bem-Viver

Chris Allmeida

Todos tem em si, tudo de que precisam!