O Louco transformado pelo caminho do amor, continua sua jornada de resgate do seu próprio ser e de sua realização pessoal. Começa por seus instintos, representado pelo Arcano XV, O Demônio. Os instintos por séculos foram renegados, taxados de tabus, exilados nas masmorras do inconsciente. Esse resgate libera tanta energia que permite remover prisões. Na passagem pela Torre, Arcano XVI, essas são destruídas. O Louco largará a ilusão, para firmar-se na realidade.
No Arcano XVII, A Estrela, O Louco, recupera sua mente perceptiva e assim estará com força e claridade suficientes para encarar e resolver o lado mais escuro de sua sombra, em seu encontro com a Lua, Arcano XVIII. Isso significa que enfrentará os medos infantis que foram incutidos em seu coração, encarará esses monstros frente a frente.Não deixando que os fantasmas uivantes da Lua consigam enfeitiçá-lo, achará as emoções puras e profundas e saindo desse mergulho nas trevas, atingirá a luz: O Sol, Arcano XIX.
Aqui é o sol interno, seu Ser Espiritual,, ele resplandece, pois atravessou todos os véus que escondiam o Ser de Luz que sempre foi e será. No Julgamento, Arcano XX, O Louco vive a reintegração de suas partes que ele resgatou na sua Jornada. Instinto, Intelecto, Emoções e espírito fundem-se! Nasce um novo Ser. É um processo alquímico, com um salto qualitativo que pode ser comparado a um renascimento. Surge um Novo Homem, ou uma Nova Mulher, livre de travas e disposto a viver uma Nova Era! E no arcano XXI, O Mundo, O Universo, O Louco termina sua tarefa, realiza suas potencialidades e transcende. Alcançando um novo ciclo na espiral da evolução, restando para ele apenas celebrar o êxtase da dança da vida!
Adaptado do Livro: Curso de Tarô e Seu Uso Terapêutico By Rosi Guimarães



